Como usar cortinas na decoração

Garantir privacidade, controlar a luminosidade, proteger o mobiliário do excesso de sol e proporcionar conforto térmico dentro de casa. Estas são as funções das cortinas. Mas é a escolha do tecido que a define e arremata o décor. Há quem prefira peças com tramas mais fechadas e maior capacidade de bloquear o sol: o veludo, a seda, o algodão e o linho cumprem bem este papel. Já o voil é os preferidos de quem quer deixar mais luz invadir os ambientes. Na hora de instalar, vale considerar as duas opções: o trilho suíço ou o varão.

“Em projetos planejados do zero, eu sugiro incluir um vão entre o forro de gesso e a parede para embutir o trilho suíço e oferecer um acabamento melhor”, comenta a arquiteta Denise Barretto. Quem optar pelo varão, deve lembrar que, como ele fica mais exposto, também vira uma peça de decoração. Considere, portanto, o material em que ele é confeccionado e o acabamento das ponteiras na hora de finalizar o décor. Abaixo, reunimos alguns projetos para salas e quartos com boas ideias de uso de cortinas de tecido.

Bicolor

Engana-se quem pensa que a onda bicolor é exclusiva das paredes. Neste quarto criado pelo escritório australiano Arent & Pyke, o que era comum ganhou personalidade graças às cortinas bicolores que trazem um vibrante laranja para a composição do ambiente. O bloco de cor alinhado exatamente com a base da janela ajuda a guiar o olhar de quem entra no quarto, funcionando como um ponto de referência no décor. Note que a barra da cortina arrasta um pouco no chão. A cortina pode ficar rente ao piso ou ainda ter uma barra mais longa: é uma decisão de estilo. O tapete estampado – em harmonia com os tons usados neste quarto – aquece o ambiente e cria um interessante contraste com o estilo moderno e minimalista do resto da  decoração.

Ousada

O generoso pé-direito de 6 metros de altura permitiu ousar na escolha da cortina confeccionada com tecidos da francesa Casadeco, encontrados na By Floor, no Rio de Janeiro. Feita com 100% poliéster, a peça da coleção Malaya Sumatra ganhou uma faixa horizontal colorida e lisa, do mesmo material, criando um interessante elemento decorativo. Distante 70 cm do piso, esse detalhe simula um corte arquitetônico e atenua a verticalidade da cortina. Repare que o pé direito é altíssimo, mas as cortinas cobrem o ambiente do teto ao chão. Esta é uma das dicas dos profissionais para quem optar por cortinas de tecido: use toda a altura do ambiente. Outra opção seria utilizar um tecido translúcido, que não somente deixasse entrar luz natural na sala, mas também funcionasse como um visor do estar para a área externa. Bom recurso para compor o décor é misturar almofadas lisas com outras da mesma estampa da cortina.

Vaporosa

Cortina vaporosa (Foto: Reprodução)

A transparência e a leveza do voal de poliéster inglês comercializado pela Orlean abre espaço para a estampa com sutil inspiração no padrão ikat deste tecido. Como resultado, a cortina dá a sensação de ser um grande painel translúcido na sala, a partir do qual se avista a área externa. Com pitadas de azul, a peça compõe com a poltrona, as almofadas e os objetos em várias nuances da mesma cor. Note que sua textura se harmoniza com a do papel de parede tramado em tons que passeiam pelos azuis e cinzas, sobre o qual fica apoiado o espelho dourado.

Teatral

Cortinas vermelhas e vidros separam ambientes em apartamento industrial (Foto: Ricardo Jaeger/Divulgação)
Cortinas vermelhas e vidros separam ambientes em apartamento industrial (Foto: Ricardo Jaeger/Divulgação)

Integrar ambientes é a máxima ao começar uma reforma de apartamento ou casa, mas, às vezes, é imprescindível deixar um ou outro canto mais reservado. É o caso deste apartamento em Porto Alegre, cuja moradora, uma jovem designer de moda, precisou resguardar um quarto de hóspedes para a família. E a aposta sugerida pelo escritório Illa foi um tanto inusitada: cortinas de sarja vermelhas. Remetendo aos teatros, as cortinas deram uma estética dramática ao projeto de estilo industrial, marcado pelo uso P&B e acabamentos em concreto originais que marcam os 140 m², resultado da junção de duas unidades de 70 m² cada.

Sofisticada

Décor do dia: Sala de jantar com tons de verde e azul (Foto: Reprodução)

A contraste entre o contemporâneo e o vintage foi perfeitamente traduzido pela dupla de designers do escritório Chan + Eayrs nesse projeto. Aqui, a sala de jantar mistura os elementos rústicos e antigos, como a mesa e piso de madeira sem acabamento com as cadeiras de linhas simples revestidas de veludo azul. Num tom mais escuro, a cortina de veludo dá ainda mais sofisticação à sala. A tendência de meia parede é recriada usando a mesma  madeira que reveste o piso ao invés das cores. As janelas foram pintadas de um verde profundo, dando destaque e emoldurando a paisagem. O verde fica por conta dos vasos de folhagens espalhados pelo espaço, trazendo a natureza para dentro da casa.

Solar

Editorial Cindy Sherman (Foto: Jason Schmidt / Trunk Archive)

Campestre e rococó. A dona de um ambiente tão eclético, que poderia ser descrito por esses adjetivos, só poderia ser Cindy Sherman. Sua casa de fazenda, recheada de arte e história, tem em seu rol de curiosidades a sala de estar acima. A estrela do ambiente é, sem dúvidas, a cortina de seda amarela e seus painéis do século 19. O contraste com o teto de vigas de madeira e outros elementos rústicos, como a cadeira e o piso, que dão verdadeiro perfume colonial para o espaço, equilibra a composição. A poltrona com franjas e o sofá, ambos com estampa étnica, revelam autenticidade - ainda mais quando combinados com a sobreposição de tapetes. As janelas extensas, com vista para o verde, afirmam: deixe a luz entrar, porque esse espaço merece ser visto!

Translúcida

decor_do_dia_2012_02_17 (Foto: Anita Kan)

Uma das vantagens das regiões com clima temperado é a possibilidade de se viver em ambientes onde a luz e o calor do sol são explorados ao máximo. Nesta casa de praia próxima a Nova York, os arquitetos do estúdio SS.MM Design criaram um volume que se projeta além do corpo principal da casa. Dentro dele, instalaram este vistoso living, todo rodeado por paredes de vidro. Nos meses mais quentes e claros, a delicada cortina controla a iluminação natural. Em qualquer época do ano, ela é a protagonista, afinal emoldura, junto do piso de tábuas largas de madeira bicolor, um décor leve e atemporal. As poltronas de metal e couro cru seguem o mesmo padrão da mesa de centro, em contraste com o sofá bege, colorido pelas almofadas. O arremate fica por conta do tapete zebrado, divertida quebra na linguagem formal desta agradável sala.

https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2019/04/como-usar-cortinas-na-decoracao.html


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados